MUNICÍPIO FOMENTA PROCESSO DE COLETA SELETIVA

Publicado em: 05/06/2023 09:03 | Fonte/Agência: Página oficial do facebook

A Prefeitura de Fronteira por meio da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico e Departamento de Turismo e Meio Ambiente iniciou a instalação de kits ecológicos do PROGRAMA COLETA SELETIVA. São conjuntos com 03 tambores de 200 litros para a separação de materiais recicláveis no município.

São kits criados pelo Departamento de Turismo e Meio Ambiente para incentivar a separação de material reciclável, com informações sobre o que pode ou não ser reciclado. Os kits foram trabalhados na modalidade SECO, ou seja, somente materiais recicláveis, conforme descritos no adesivo impresso nos tambores.

Estamos implantando essas ações para incentivar a separação dos diversos tipos de materiais e assim diminuir os efeitos nocivos ao meio ambiente. Com a reciclagem, ainda evitamos o aumento de áreas de descartes incorretos e diminuímos a quantidade de resíduos enviados para o aterro sanitário de Onda Verde, bem como para o lixão, preservando também a saúde e gerando economia para o município, que pode ser revertida para outras medidas em prol dos nossos moradores, além de auxiliar a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Fronteira - ACAMARF.

Os locais para a instalação dos kits foram de acordo com a adesão de parceiros que apoiam a ideia de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, sendo eles Guarda Mirim, CREF - Clube Recreativo de Fronteira, Salão Paroquial e Escola Estadual Maria do Carmo Rosa Pires. A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Fronteira – ACAMARF passará 01 vez por semana para realizar o recolhimento dos materiais recicláveis. Além dos kits instalados, vale lembrar que também tem disponibilizado na Prefeitura Municipal, Centro Administrativo I e Centro Administrativo II, os PEVs que são os Pontos de Entrega Voluntária para descarte de materiais recicláveis.

Nosso objetivo é oferecer aos fronteirenses mais condições e opções para o descarte correto dos recicláveis. Com a instalação dos kits, damos mais um passo em direção ao desenvolvimento sustentável do nosso município.