OUTRA AÇÃO HISTÓRICA: GOVERNO MARCELO PASSUELO EFETIVA COMO PATRIMÔNIOS CULTURAIS PRAÇA DA VITÓRIA E FOLIA DE REIS

Publicado em: 20/08/2019 09:19 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O governo – Marcelo Passuelo (MDB) realizou outro feito histórico para o município de Fronteira através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A ação, efetivada em 2018, com o suporte do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, assegurou a proteção de dois bens culturais.

O primeiro, conjunto urbano e paisagístico da Praça da Vitória ou do Bernardão, foi tombado através do Decreto Nº 3.846/2018. O bem que é ícone referencial da cidade, marco da fundação do município, passou a ser reconhecido por seu valor social, histórico, cultural e de formação do povo fronteirense.

O segundo, outra tradição do município, considerado de natureza imaterial, a Folia de Reis, foi tombada e registrada através do Decreto de Nº 3.844/2018, tornando-se bem cultural de Fronteira por seu valor cultural, histórico e devocional. Os dossiês técnicos de tombamento e de registro, de ambos os patrimônios culturais, foram feitos pela empresa – Baroque Arquitetura e Consultoria LTDA-ME.

“Vamos juntos manter nosso patrimônio, conservando nossa praça, valorizando e prestigiando nossa Folia de Reis e toda a nossa herança cultural. Essa tem sido outra preocupação do governo do prefeito – Marcelo Passuelo, que não tem medido esforços, para resgatar e valorizar nossa história e cultura”, reconheceu à secretária de Cultura – Cristiane Alves, frisando que o prefeito de Fronteira, tem realizado uma gestão compromissada com a história, com a memória, e principalmente, com a preservação cultural e patrimonial dos bens históricos do município.

CRESCIMENTO ICMS CULTURAL

Em virtude das ações, promovidas pela Secretaria de Cultura do município, a pontuação de Fronteira, alcançada em 2018, junto ao ICMS Patrimônio Cultural, foi a maior obtida, desde que iniciou os trabalhos de proteção do patrimônio cultural, em 2010. Abaixo as pontuações obtidas, nesses últimos oito anos.

► 2010 – 3,55 (pontos)
► 2011 – 5,80 (pontos)
► 2013 – 2,00 (pontos)
► 2014 – 4,15 (pontos)