JANEIRO BRANCO É TEMA DE PALESTRA, EM FRONTEIRA (MG)

 

Publicado em: 31/01/2019 16:15 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Fronteira MG

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Mental, realizou na sexta-feira, 25 de janeiro, na Câmara Municipal, palestra sobre “Janeiro Branco”. A campanha foi promovida com o propósito, de discutir a importância da saúde mental, objetivando mais felicidade e qualidade de vida.

Janeiro foi escolhido, uma vez que, representa simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e novos projetos de vida. Em Fronteira, com o tema: “Cuidar da mente é cuidar bem da vida”, e com total apoio do governo – Marcelo Passuelo (MDB), a campanha começa a ganhar visibilidade. A preleção do evento foi comandada pelo psicólogo fronteirense – Marlon Ribeiro, especialista em terapia cognitivo-comportamental.

“A origem da campanha Janeiro Branco, foi inspirada no Outubro Rosa, onde psicólogos de Uberlândia visitavam lugares, com grande fluxo de pessoas e realizavam palestras-relâmpago, levando informação à população. Hoje, na quinta edição da campanha, a visibilidade é nacional”, explicou o psicólogo, frisando que durante sua palestra, priorizou dados epidemiológicos sobre doença mental, suicídio e o número de pessoas incapacitadas para o trabalho por conta de depressão.

O psicólogo finalizou sua palestra discorrendo sobre as emoções: medo, alegria, raiva, tristeza, amor, afeto, vergonha e nojo. Ele explicou a função de cada uma delas, destacando que todas as emoções precisam ser sentidas e expressadas de maneira adequada, “justamente por elas terem uma função em nossas vidas, mesmo as emoções negativas”, concluiu Marlon, dizendo o significado de cada emoção.

Estiveram presentes na palestra: o secretário de Saúde – Roberto Ribeiro, a secretária de Educação – Dóris Day, a secretária de Ação Social – Fernanda Miziara, a coordenadora de Saúde Mental – Andreia Maria de Oliveira e demais integrantes que compõe a secretaria de Saúde. No encerramento foi servido um Coffe Break aos presentes.

SIGNIFICADO DO SENTIMENTO

► Amor/afeto: regula nossos contatos e relações interpessoais físicas;

► Alegria: aumenta capacidade exploratória, repetição de contextos e comportamentos;

► Medo: protege de ameaças, inclina à fuga, pode se tornar incapacitante;

► Raiva: frustração, violação de regra, nos inclina à superação de obstáculos, demonstrações exageradas são inadequadas, inoculação pode gerar doenças;

► Tristeza: desgosto, nos leva a uma reorientação interna, fazer reparos, mudanças;

► Vergonha: relacionada à autoestima e situações de avaliação de desempenho, se exagerada gera isolamento;

► Nojo: habilidade protetiva contra agentes infecciosos, regula hábitos de higiene e nos afasta de pessoas ou situações aversivas.


Imagens