Nota de Esclarecimento

 

Publicado em: 14/10/2020 21:00 | Fonte/Agência: Assessoria

Whatsapp

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Secretaria de Saúde de Fronteira vem através desta nota prestar esclarecimento sobre a morte de uma paciente em decorrência de complicações causadas pelo coronavírus.

A mulher de 71 anos, que já havia testado positivo para Covid-19 dias antes, deu entrada na Unidade Mista Saúde, no último dia 09 de outubro. 

A idosa estava com falta de ar e taquicardia. Por isso, ela imediatamente recebeu os primeiros atendimentos médicos prestados pela equipe da Unidade, chegando inclusive a passar por um processo oxigenioterapia.

Como o estado de saúde da idosa inspirava cuidados já que ela era hipertensa e já havia sofrido um acidente vascular cerebral no passado, a equipe médica decidiu pela transferência da paciente para a cidade de Uberaba, que é o Centro de Referência na região para pacientes com Covid em estado grave.

Contudo, a família não queria que a idosa fosse levada para Uberaba e tampouco desejava que a paciente fosse entubada, procedimento comum em pessoas que estão com dificuldades de respirar e que estão com o pulmão saturado.

Mesmo com a recusa da família, a equipe médica da Unidade Mista de Saúde solicitou uma vaga para que a paciente fosse transferida para o Centro de Referência de Uberaba. Entretanto, a família insistia para que a idosa fosse levada para São José do Rio Preto, o que logo a equipe da Unidade Mista de Saúde informou não ser possível, visto que obrigatoriamente os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde com coronavírus devem ser transferidos para um Centro de Referência localizado no mesmo Estado onde vive o paciente.

A vaga para que a idosa fosse levada para Uberaba foi liberada, contudo, a família preferiu não a transferir. Por conta disso, foi solicitado para que a filha da paciente assinasse um termo se responsabilizando pela decisão de não deixar que a idosa fosse levada para Uberaba.

Já no dia 10 de outubro, a família chegou até a Unidade Mista de Saúde dizendo que a paciente seria transferida para um hospital particular em Rio Preto. A equipe médica informou sobre todos os trâmites que deveria ser seguido e a família, por motivos desconhecidos, então desistiu da transferência da paciente para a cidade paulista.

Ainda no dia 10, mais uma vez a paciente foi colocada no sistema em busca de uma vaga no Centro de Referência de Uberaba, a vaga foi liberada às 10 da noite, mas infelizmente já era tarde demais, e a paciente já havia perdido a luta contra a Covid e falecido.

A Secretaria de Saúde de Fronteira lamenta profundamente a morte da paciente e pede para que toda a população continue tomando os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença em nossa cidade.