Programa da Secretaria de Saúde ajuda na prevenção de doenças bucais em crianças

Publicado em: 19/02/2020 11:24 | Fonte/Agência: Assessoria

A ação de prevenção e promoção de saúde bucal leva para todas as crianças de rede municipal de Fronteira e da Lagoa Seca orientações sobre como fazer uma boa higiene bucal, contribuindo para o bem-estar das nossas crianças, que aprendem desde muito cedo a importância de uma escovação correta.

Desde 2017 a Secretária de Saúde desenvolve esse trabalho, que consiste em um primeiro momento na entrega de kits de higiene bucal, com estojo personalizado, escova infantil com protetor de cerdas e fio dental, além de uma palestra multimídia e bem lúdica que se adequa a faixa etária das crianças.

Esse bate-papo é importante para que os estudantes possam aprender a maneira correta de cuidar dos dentes, desde a escovação até os alimentos que podem prejudicar a saúde bucal.

Ao decorrer do ano os profissionais de odontologia vão fazer visitas semanais em todas as escolas municipais e CMEIS para acompanharem os alunos e garantir a prevenção do aparecimento de cáries e outras doenças, e ainda semestralmente ocorre a aplicação de flúor.

Esse ano já foram visitadas a Escola Marechal Castelo e CMEI Santo Antônio que ficam na Lagoa Seca e EMEIs Turma da Mônica e Maísa Vasconcelos Passuelo.

E se caso alguma criança precise de tratamento será encaminhada para realização do mesmo de forma totalmente gratuita.

O Secretário de Saúde Roberto Ribeiro ressaltou que o programa é de extrema importância para o cuidado com as crianças, uma vez que muitas delas nunca chegaram a sentar na cadeira de um dentista para avaliarem a saúde da sua boca.

Para Dr. Natalia Araújo, coordenadora do projeto, o trabalho que ela e seus colegas realizam é gratificante, pois as crianças ficam felizes em receber os kits e os ensinamentos para uma boa escovação, já que é a escovação que cada um faz que vai ajudar com que eles não tenham nenhum problema bucal no futuro.