Prefeitura de Fronteira entrega mais de 1700 kits escolares para alunos da rede municipal

Publicado em: 18/02/2020 11:55 | Fonte/Agência: Assessoria

Desde 2019, a Secretaria de Educação de Fronteira implantou um importante programa de assistência aos estudantes da rede municipal. Em um primeiro momento, foram entregues aos alunos kits de uniformes.

Cada criança recebeu, de forma totalmente gratuita, duas camisetas, o que já gerou uma grande economia para os pais que não tiveram que gastar dinheiro para comprar uniformes escolares para as crianças. Além disso, a Secretaria também distribuía materiais escolares para estudantes de baixa renda, após uma breve avaliação socioeconômica.

Em 2020 ocorreu uma ampliação desse programa, a qual possibilitou a Secretaria entregar um novo kit. Agora, contendo materiais escolares, os kits foram divididos por faixa etária, de acordo com as necessidades psicopedagógicas dos alunos dos CMEIS, das pré-escolas e dos estudantes do ensino fundamental.

Os alunos das Escolas Municipais José Maria Bastos Garcia, Marechal Castelo Branco e Poliana Ziza Ferreira, por exemplo, receberam um kit contendo: cinco cadernos de capa dura, um caderno de desenho, um estojo contendo lápis nª 2, borracha, apontador, régua e cola. Os alunos ainda ganharam caixa de lápis de cor, uma agenda e uma mochila.

E não é só isso, nos próximos dias cada estudante vai receber um novo kit de uniforme: contendo uma camiseta e um short cada.

De acordo com a secretária de educação, Dóris Day Cândida Machado Miranda, mais de 1700 estudantes que frequentam os CMEIS, os pré-escolares e a rede municipal receberão tanto o kit de materiais escolares como o conjunto de uniformes. “Infelizmente, não foi possível entregar os uniformes hoje porque houve um pequeno atraso na confecção das peças. Mas elas já estão prontas e devem ser entregues nos próximos dias”.

A secretária faz questão de destacar que a entrega dos materiais escolares só foi possível devido à ampliação de um programa educacional implantado pelo prefeito Marcelo Passuelo desde o primeiro ano de mandato. “A entrega desses materiais é a culminância de um programa escolar que já vem sendo desenvolvido e planejado há anos. Ela é a demonstração de que estamos cuidando da nossa gente de verdade e tratando a educação como prioridade em nosso município”.

E a entrega dos materiais agradou os pais dos alunos da rede municipal. Letícia Arlete de Oliveira não escondeu a satisfação de ver a filha ganhando o kit. “Sou natural da Paraíba e nunca vi uma iniciativa como essa por lá. Minha filha está muito feliz e empolgada para começar esse ano letivo, realmente essa atitude da Prefeitura vai fazer toda a diferença na educação das nossas crianças”.

Já Elaine Castilho disse que essa ajuda é fundamental para aquelas famílias que não têm condições de comprar os materiais escolares. “Nem todo mundo tem dinheiro para arcar com esse custo, então é algo muito louvável a entrega desses kits. Isso sem falar que todos os materiais são iguais, isso dá uma sensação de pertencimento para a criança e também evita aquelas brigas e transtornos que sempre ocorrem numa sala de aula por conta de materiais escolares. Agora, acabou a briga porque todo mundo tem o mesmo lápis, a mesma borracha, as mesmas coisas”.